quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A humanidade cega

Título Original: Blindness
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (Brasil / Canadá / Japão): 2008
Site Oficial: http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/ Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar, baseado em livro de José Saramago Edição: Daniel Rezende

O vencedor do Prêmio Nobel de literatura, José Saramago, e o aclamado diretor Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus) nos trazem a comovente história sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira.

A doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. As pessoa com quem ele encontra - sua esposa, seu médico e até mesmo o bom samaritano que lhe oferece carona para casa terão o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico contagia a cidade. As novas vítimas da "cegueira branca" são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços.

Neste caos, a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. Com uma coragem cada vez maior, ela será a líder de uma improvisada família de sete pessoas que sai em uma jornada, atravessando o horror e o amor, a depravação e a incerteza, com o objetivo de fugir do hospital e seguir pela cidade devastada, onde eles buscam uma esperança. A jornada da família lança luz tanto sobre a perigosa fragilidade da sociedade como também no exasperador espírito de humanidade.

Acompanhe o que o crítico de cinema, Leonardo Feijão, tem a dizer sobre o filme.


Nenhum comentário: