sábado, 15 de novembro de 2008

Mais do mesmo


Vicky Cristina Barcelona (2008)
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Javier Bardem, Patricia Clarkson, Penélope Cruz, Rebecca Hall, Scarlett Johansson


A mais recente tentativa de Woody Allen tem como cenário os exóticos redutos artísticos de Barcelona, na Espanha. As amigas gringas Vicky (Hall) e Cristina (Johansson) resolvem passar uma temporada na cidade. Vicky, a mais centrada e responsável, está terminando uma pesquisa para sua tese de mestrado, enquanto Cristina, loiraça de personalidade volúvel e espírito livre, está tentando descobrir o que fazer da vida.

Juan Antonio (Bardem), um nativo misterioso e sedutor, as convida para um fim de semana em Oviedo. A aventura com o desconhecido é algo demasiadamente impulsivo para Vicky, porém exatamente o tipo de ação que Cristina procura. No fim, as duas topam a viagem, porém é a comedida Vicky quem acaba na cama com Juan Antonio. O problema é que Vicky é noiva e o remorso bate forte quando Juan António a deixa de lado e parte para cima de sua amiga Cristina.

Os dois começam um relacionamento, que toma forma de triângulo amoroso quando María Elena (Cruz), ex de Juan Antonio, com quem ele tinha um relacionamento intempestivo, reaparece em suas vidas.

Acompanhe a crítica do filme:



sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tour na Torre

Parada obrigatória no turismo de Brasília, a Torre de TV é um dos poucos edifícios da cidade que não foi projetado por Oscar Niemeyer. A obra, na verdade, é de Lúcio Costa e foi construída em 1967 para melhorar o sinal de rádio e TV em Brasília. É a décima terceira torre mais alta do mundo e a quarta maior da América Latina.

Ao redor da torre, são oferecidas várias atividades culturais como o museu de gemas, que possui cerca de 3 mil pedras brutas e lapidadas no acervo, e, próximo à torre, a fonte luminosa, que é um dos cartões postais mais antigos da cidade. Além de inúmeros shows culturais, rodas de capoeira e todo tipo de apresentação de rua, sempre gratuitos.

Mas o que chama mais atenção dos visitantes é a Feira da Torre, que funciona desde a década de 70 e na qual são vendidos vários tipos de artesanato, desde roupas até móveis, em cerca de 500 barracas. A maioria dos artigos é moldada no mais clássico estilo “roots” do brasiliense. Não vale sair de Brasília sem uma visita por lá.

Se você quiser saber mais sobre a organização da Feira da Torre, confira o áudio da matéria.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

TurisDF sob três olhares

O queixo tremia, as pernas não seguravam em pé, o vento tentando acalmar quanto mais soprava, mais o pavor pairava no ar. Era um domingo quente, a 75 metros da superfície, estava eu, no mirante da Torre de televisão, de onde se tem uma ampla vista de Brasília, num dos mais belos pontos turístico da cidade.

São estas e outras sensações que geralmente pode-se sentir em lugares metricamente planejados para embelezar uma cidade, um estado ou um país. Mas diferente de outros pontos turístico do DF, a Torre de TV é vista por algumas pessoas como principal meio de sobrevivência e sua beleza, muitas vezes não é enxergada.

Artistas de rua, ambulantes e artesãos não apreciam sua arquitetura sob o sol ardente e o clima seco. Não degustam a diversidade de pratos regionais que ali se encontram sob a pressa de vender e voltar para casa com o sentimento de dever cumprido e dizer "A feira foi boa".

Como passar no Eixo Monumental e não ver a Torre de TV? Um Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura em aço, um monumento histórico no centro de Brasília, à sua frente encontra-se a escultura "Era espacial" de Alexandre Wakenwit. Aos 25 metros funciona o Museu Nacional de Gemas. E diariamente funciona a tradicional Feira dos Artesanatos, das 9 às 19h.

Depois de todo um processo de construção, dinheiro do povo investido, será que a Torre de TV está sendo valorizada como deveria? Talvez não. Mas de quem é a culpa? O que fazer? Estas são algumas perguntas que ainda ficam sem respostas. Mas mesmo assim, turistas que visitam Brasília criam até blogs para descrever os momentos vividos na cidade, afinal é a capital do País. Todos os dias ela está na globo, no Jornal Nacional. É onde está o poder.

Uma das pessoas com quem conversei durante minha análise, a artesã Mônica Pataxó, 30 anos, vive em Brasília há 10, apontou um aspecto muito importante. A falta de investimento do DF em turismo, pois por mais que o governo trabalhe em cima disso, ainda há uma certa precariedade.