quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Solidariedade brasileira

Há quatro anos, o primeiro furacão registrado no Atlântico Sul atingiu Santa Catarina deixando três mortos, mais de 500 feridos e 100 mil casas destruídas. Este ano, as proporções desastrosas foram maiores. Dias ininterruptos de chuva castigaram o Estado, provocando enchentes, deslizamentos nas encostas dos morros, destruição de estradas, casas, hospitais e tudo quanto era construção que estivesse no caminho das correntezas de lama. Foi decretado estado de calamidade em vários municípios onde a força da natureza deixou suas marcas.

Afetados pelas águas abundantes do céu catarinense, 78.707 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas no Estado, segundo cálculos da Defesa Civil. O número de mortos chegou a 117, sendo que 31 pessoas encontram-se desaparecidas. Estima-se que a quantidade de pessoas afetadas de alguma forma chegue a 1.500.000.

Pessoas por todo o Brasil estão se mobilizando para ajudar as vítimas do desastre climático, um fenômeno sem precedentes na história brasileira. Foram 12 dias de caos e cenas assustadoras, mas agora a chuva deu uma trégua. Chegou a hora da reconstrução das áreas afetadas. O número de desalojados e desabrigados diminui gradativamente e, aos poucos, pessoas vão sendo autorizadas a voltarem para suas casas. Lentamente a vida retorna ao normal, mas ainda não se sabe quanto tempo levará até que as cidades sejam revitalizadas. Por enquanto a preocupação está em atender as necessidades imediatas de quem sofreu danos com as chuvas. Na lista dos itens mais urgentes estão bolachas, biscoitos, barras de cereais, latas de sardinha, carne enlatada, salsicha e outros mantimentos de fácil manuseio e não perecíveis.

As doações estão sendo feitas de várias formas. Centros de arrecadação estão espalhados por todo o Brasil. A Defesa Civil do Estado também disponibilizou uma conta para depósitos no Banco do Brasil. O Governo Federal e Estadual estudam formas de redução e isenção de alguns impostos e outras facilidades para as vítimas reconstruírem suas casas.

Na Câmara dos Deputados, várias ações acontecem no sentido de facilitar o envio de recursos para Santa Catarina, como a Medida Provisória 448, que disponibiliza um bilhão e seiscentos milhões de reais para os Ministérios da Saúde, Transportes, Defesa e Integração Nacional. O presidente da Comissão Externa da Câmara, Paulo Bornhausen, que acompanha a situação de calamidade em Santa Catarina, disse que vai pedir agilidade na votação dessa medida, além de solicitar o envio integral para o Estado, da verba destinada ao Ministério da Saúde.

Acompanhe a proposta do deputado Paulo Bornhausen seguida das palavras de empenho do presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Mendes Ribeiro Filho, do PMDB gaúcho.