quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fé, celebração, churrasquinho-de-gato e um público crescente

Este ano a Festa de Maio que acontece na Igreja Nossa Senhora de Fátima completou sua 50ª edição. A quermesse da Igrejinha, como é mais conhecida, acontece do dia 1º ao dia 13 de maio – data da celebração da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima –, e traz missas, barraquinhas e um ambiente familiar de muita alegria e confraternização.

Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, projeto paisagístico de Burle Marx e azulejos do artista plástico Athos Bulcão a Igrejinha, baseada em um chapéu de freira, foi tombada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônio cultural. Todos os fundos arrecadados durante os 13 dias são revertidos para a restauração do templo, recuperação da memória e história popular da Igrejinha – inaugurada em 1958, antes mesmo de Brasília –, além de doações para uma creche em Ceilândia, a formação dos seminaristas e missionários e serviços sociais diversos. Mas Frei Cláudio, um dos responsáveis pela Festa, destaca que o maior objetivo no evento é “valorizar a família e motivar as pessoas a crescerem e se desenvolverem espiritualmente”.

Há 10 anos, a Festa não pára de crescer. São cerca de 500 fiéis envolvidos na organização do evento, que começa em outubro do ano anterior. Durante toda a trezena, acontecem procissões em direção à primeira e mais tradicional Igreja do Plano Piloto, onde se celebra uma missa. A cada dia, uma procissão começa em um prédio residencial diferente das quadras próximas à Igrejinha e culmina na coroação de Nossa Senhora de Fátima. Após as celebrações religiosas, inúmeras famílias aproveitam as barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras e artigos religiosos ao som de diversas bandas entre as quadras 307 e 308 da Asa Sul. Nesse ano, a Festa contou com apresentações das bandas da Polícia Militar, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros.

Serviço
Procissão – 18h30
Missa – 19h
Dia 13
Missas às 7h, 9h, 10h30, 12h, 15h, 17h e 19h.

Conheça a opinião de pessoas ligadas à Festa de Maio de alguma forma.

Três opiniões sobre a festa

Nenhum comentário: