quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Brasília: Patrimônio Cultural da Humanidade

Como Capital Federal, Brasília é o palco das mais importantes decisões políticas e econômicas do País. Mas este lado sério não diminui a tranqüilidade. A atmosfera existente espera o turista; a cidade é repleta de áreas verdes e de entretenimento para todos os gostos e idades.

Dividida em setores, com avenidas largas, Brasília tem uma excelente rede hoteleira, bem como uma infra-estrutura preparada para abrigar eventos de variados tipos e portes. No ramo cultural e gastronômico, Brasília também não deixa a desejar. Teatros, museus, restaurantes nacionais e internacionais, bares e clubes. Um cardápio de atrações muito variado que se adapta a qualquer paladar.

Além de suas diferentes atrações, a Capital Federal tem algo verdadeiramente especial, é Patrimônio Cultural da Humanidade. Brasília é a única cidade do mundo com uma audaciosa arquitetura concebida pelo planejamento urbano de Lúcio Costa e enriquecida pelas Obras de Oscar Niemeyer. Uma destas construções, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente, tem se tornado um dos maiores símbolos da arquitetura moderna brasileira.

O reconhecimento do valor patrimonial de Brasília fundamentou-se no plano urbanístico de Lúcio Costa, concebido em quatro escalas estruturais: a Monumental - compreendida em todo o Eixo Monumental e que abriga a alma político-administrativa do País -; a Gregária - representada por todos os setores de convergência da população -; a Residencial - composta pelas Superquadras Sul e Norte - e a Bucólica - que permeia as outras três, por se destinar aos gramados, praças, áreas de lazer, orla do lago Paranoá e aos jardins tropicais de Burle Marx.

Da interação dessas quatro escalas nasceu uma cidade que "sendo monumental, é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima. É ao mesmo tempo, derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional", avaliou Lucio Costa.

Bem vindo à Brasília.

Nenhum comentário: