quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Amigos, amigos, seqüestros à parte

Um dos principais motivos pelos quais o caso Eloá ganhou proporções enormes foi por ter deixado claro o quanto as pessoas se tornaram individualistas e egoístas. Não quer acabar o namoro? Seqüestre sua namorada. Sua filha não pára de chorar? Esgane-a. Apertou muito forte e acha que ela morreu? Faça parecer um acidente e a jogue da janela. Quer a herança dos seus pais? Mate-os dormindo, talvez eles não sintam dor. E você ainda vai virar uma celebridade, com direito a página no Wikipédia, como se fosse digno de entrar para história.

Encontrar a solução para os próprios problemas ou livrar-se deles é a palavra de ordem atual, não importa que impacto tenha na vida dos outros. Se para ficar com sua namorada, Lindemberg teria que pôr uma arma em sua cabeça, foi exatamente isso que ele faria para resolver o problema e, ao menos durante o seqüestro, os dois estariam juntos.

Por que todos têm a necessidade de encontrar um culpado, se a culpa está claramente dividida entre todos? Basta ler as entrelinhas: o pai de Eloá, que deveria ensinar bons valores a ela, era um matador de aluguel e estava executando o interesse de outras pessoas; Eloá "aprendeu bem a lição" do pai e já tinha ameaçado o namorado com uma faca; e o GATE, mais preocupado com a própria reputação, não tomou a decisão óbvia. Cada um tem sua parcela de culpa, por ter agido de forma egoísta em alguma parte do processo.

Encontrar esse culpado seria muito mais fácil do que encarar a simples realidade: a maioria das pessoas está muito voltada para os seus próprios interesses e mudar tal comportamento seria uma empreitada complexa demais. O inferno são os outros, como diria Sartre, e encontrar o culpado atenderia ao interesse de todos, deixando o inferno bem longe.

Tal individualismo é percebido até mesmo entre as comunidades criadas no Orkut em homenagem a Eloá e Nayara. A solidariedade está apenas no título das comunidades, pois tópicos totalmente superficiais como "Beija ou passa?", pra tentar eskecer o luto! (sic.) ou "O q acha da pessoa acima = atitude ou silêncio???" são os mais disputados, com até 2300 comentários. Então fica claro que para ser "solidário" hoje, basta entrar numa comunidade online e Deus nos perdoará do egoísmo de cada dia.

Clique no player abaixo e ouça as impressões de Rauf Abbud – que tem a mesma idade de Eloá e Nayara – sobre o seqüestro de Santo André. Pelo menos o garoto se envolveria na situação se fosse a família dele envolvida. Já se fosse só um amigo...



Rauf - Entrevista

Nenhum comentário: